Carreiras em W: Você conhece essa tendência?

Você conhece a carreira em W?

Há uns anos, uma carreira na empresa era marcada pela hierarquia. Para sair dos níveis técnicos, o profissional só tinha a possibilidade de crescer na sua área, chegando ao cargo de chefia, onde tinha que gerenciar pessoas também.

Depois veio a carreira em Y, conceito que deu uma nova oportunidade de crescimento para quem tinha um perfil mais técnico e não se identificava com gestão de pessoas. Então criaram o cargo de especialista.

As necessidades, como era de se esperar, mudaram. E com entregas de projetos cada vez mais ágeis, muitos líderes não se identificavam nem como técnicos nem como gestores de pessoas, por isso recrutadores decidiram criar a carreira em W, e inseriram nela o cargo gestor de projetos.

Este profissional é responsável por definir papéis, atribuir tarefas, calcular tempo de entrega e documentar o desenvolvimento através de ferramentas e trabalho multidisciplinar.

Ainda que a carreira em Y seja ainda bastante praticada em várias organizações, a carreira em W tem atraído o olhar das corporações mais modernas.

A letra “W” foi usada por ter 3 pernas, ou seja, nesse estilo de ocupação, o funcionário tem agora 3 caminhos a seguir. Mas ao mesmo tempo, essas opções não são tão engessadas quanto na forma Y. Isso quer dizer que o profissional tem a chance de liderar na sua área e, em paralelo, manter suas atividades normais, seja técnica, seja gerencial.

Corporações agora pedem esse olhar mais multiprofissional e interdisciplinar. Além disso, já é de conhecimento que um bom líder não é formado apenas pelo seu cargo, mas sim pelas competências adquiridas na vida.

Quais são as vantagens?

Flexibilidade, dinamismo, autonomia e mais liberdade ainda. Também podemos falar de melhor clima organizacional, maior retenção de talentos, desenvolvimento da produtividade e melhora no relacionamento entre os profissionais.

O que podemos ver é que empresas que estão atentas ao investimento em pessoas já usam esse conceito para aproveitar o que cada profissional tem de melhor. E o resultado que têm obtido é de maior comprometimento.

Portanto, nesse contexto tão dinâmico e tecnológico qual estamos, a carreira em W é mais que uma tendência, é um caminho necessário.

Flavia Renzeti Espurio
Head de Recursos Humanos na Ô Insurance Group

Post a Comment


  • CONTATO - SEDE

    • (11) 3195-2620
    • contato@oinsurance.com.br
    • Alameda Tocantins, 125 - Conjunto 2501 - Alphaville Industrial, Barueri - SP, 06455-020
  • CONTATO - FILIAL ABC

    • (11) 3195-2630
    • comercial@oinsurance.com.br
    • Rua das Figueiras, 474 - 10 Andar - Santo André – SP, 09080-300
Ô Insurance Group © 2016-2018 | CNPJ: 19.832.571/0001-10 | SUSEP 10.2020035.8 | Todos direitos reservados