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Estresse no trabalho: um mal universal

Muito pior que um simples cansaço físico, o estresse no trabalho é um dos principais temas a ser discutido quando falamos em bem-estar e qualidade de vida. A correria, as responsabilidades, o excesso de preocupação, a grande valorização da produtividade acarretam sintomas físicos e mentais em grande parte dos trabalhadores mundiais.

Segundo a Revista Carreira e Pessoas, essa doença ocupacional já atinge 70% dos brasileiros. O fato é preocupante por desencadear outras condições incapacitantes, como a depressão e o burnout, além de elevar o absenteísmo nas organizações.

O RH de uma empresa exerce papel fundamental ao tentar promover um ambiente positivo que gere satisfação e colabore com o desempenho dos colaboradores.

As características de estresse no trabalho

No começo do estresse, nem sempre os sinais são aparentes. Sendo assim, muitas vezes, apenas a própria pessoa é capaz de decifrá-los. A insônia costuma ser um dos grandes vilões, dificultando a produtividade ao longo do dia. A ansiedade, momentos antes de o funcionário entrar no trabalho, também tende a aparecer. Além disso, é comum que a pessoa acabe descontando suas frustrações nos familiares, após o expediente.

Geralmente, quando os sintomas se tornam mais evidentes no ambiente da empresa, é possível que o nível de estresse já esteja avançado. Alguns dos indícios podem ser a dificuldade na concentração, a queda na produtividade, a constante aparência de cansaço, a irritabilidade com os colegas e a negligência aos momentos de almoço, lanche e repouso.

A realidade no mundo

  • O ritmo diário, o salário baixo e a falta de tempo para cuidar da própria saúde podem levar à morte de 120.000 pessoas, por ano nos EUA. A estimativa é de Jefrrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Universidade Stanford, EUA;
  • 60% dos dias perdidos no trabalho acontecem por causa de estresse, de acordo com o levantamento da Agência Europeia para Segurança e Saúde no Trabalho (OSHA);
  • O número de afastamento do trabalho por depressão e ansiedade aumentou 5 pontos percentuais no último ano Brasil;
  • ⅔ de 7500 funcionários americanos passam por burnout. O levantamento foi feito pela Gallup, em 2018;
  • Transtornos mentais e comportamentais são a terceira maior causa de afastamento nas empresas. A fonte é Mercer Marsh Benefícios.

O papel das empresas quando o assunto é estresse no trabalho

A área de Gestão de Pessoas tem muito a colaborar, nesse aspecto. nas organizações. É preciso ter em mente que as pessoas precisam ser geridas como ativos e tratadas como parceiras, que ajudarão a atingir os objetivos do negócio, em vez de serem vistas como centro de custos. 

Além disso, o próprio estabelecimento deve ser visto como um local de confiança, em vez de cobrança. Assim, o RH pode implementar ações como flexibilidade e autonomia da rotina, conforme as necessidades pessoais de cada colaborador. Isso pode implicar mudanças de horários e a execução do home office, em alguns dias da semana, por exemplo. 

Além de essa novidade não prejudicar mulheres gestantes ou lactantes no mercado de trabalho, é vantajoso para as cidades que precisam lidar com grandes congestionamentos de carro diariamente.

Cuidar do clima organizacional é outro fato primordial, o qual pode ser aprimorado com promoções de avaliações junto aos funcionários. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por exemplo, mantém, desde 2010, o programa Bem-Estar, no qual 3000 funcionários preenchem um questionário de autoavaliação. Com o resultado, a empresa é capaz de notar o quão positiva está a saúde mental dos colaboradores, a fim de agir da maneira mais objetiva.

As ações preventivas de qualidade de vida, como nos exemplos mencionados, devem ser priorizadas. E esse é o princípio da gestão de benefícios da Ô. Benefits. Dessa forma, as empresas conseguem diminuir as estatísticas de estresse no trabalho e ofertar um ambiente mais adequado e saudável.

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