fbpx

Vale a pena ter seguro frota?

Quem trabalha com grande quantidade de automóveis na empresa precisa garantir a segurança dos condutores e a proteção das mercadorias transportadas, além dos próprios veículos utilizados nos deslocamentos. Um seguro frota é uma escolha inteligente para todas essas circunstâncias.

Ainda que um gerenciamento de riscos seja bem realizado, isso não impede que eventualidades aconteçam. Perigos nas estradas, como falta de manutenção das rodovias ou roubo de cargas são apenas alguns dos exemplos de situações às quais um motorista está exposto.

Uma apólice desse tipo de seguro é questão, então, de investimento, pois livra a empresa de um problema ou prejuízo mais sério relativo à recuperação do patrimônio, ações judiciais e oferece mais bem-estar ao trabalho de seus funcionários.

Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!

Os riscos que uma frota corre no dia a dia

Ainda que os motoristas tenham anos de experiência e sejam cuidadosos, não há como garantir que estarão livres de acidentes durante o trabalho. Batidas acontecem a todo momento e, muitas vezes, por culpa de terceiros.

Além disso, não só as colisões podem acontecer aos funcionários, mas também roubo de cargas ou do próprio veículo. No primeiro caso, a empresa ficará responsável por arcar com os prejuízos (muitas vezes grandes) e repor tudo o que foi perdido. No segundo, a perda financeira é, também, alta, além de obrigar ter que parar todo o encadeamento no processo produtivo.

Sem contar que o fato de ter funcionários ou terceiros machucados implica na assistência hospitalar e possível responsabilidade civil.

Benefícios de um seguro frota

A corporação só tem a ganhar, devido às inúmeras vantagens que ela conquista.

É mais barato que o seguro individual

É mais vantajoso contratar um seguro para todos os veículos da empresa do que um individual. O valor é mais baixo por causa da grande escala de automóveis, que acaba favorecendo a própria seguradora. Além disso, nesse modo a apólice pode ficar com apenas um dono ― no caso a empresa―, o que acarreta a desnecessidade de avaliar cada perfil de condutor. A análise é apenas generalizada, com relação ao histórico de apólices da empresa.

Aumenta a segurança e a satisfação dos trabalhadores

Os funcionários andam mais tranquilos, ao saber que a carga está protegida e que eles próprios estão assegurados, caso um acidente aconteça. Isso faz com que se sintam mais valorizados para a empresa, aumentando o bem-estar e o clima organizacional. O resultado são trabalhadores mais satisfeitos com a corporação.

Além disso, eles ficam mais protegidos quanto a imprevistos, facilitando a abertura de sinistro e ressarcimento de terceiros.

Favorece a imagem da empresa

Independentemente do dano causado, a empresa precisará arcar com sua parte. Acidentes em grandes proporções demandarão prejuízos mais altos. Caso a empresa não tenha recursos suficientes para tal, poderá ficar com sua imagem prejudicada.

Isso afeta, inclusive, contratos futuros, já que outras parcerias poderão se sentir inseguranças ao assumir compromissos sérios.

Assistência a qualquer hora

Um seguro frota oferece assistência 24h, atendendo bem a empresa que precisar fazer transportes em finais de semana ou na madrugada. As disponibilidades oferecidas costumam ser: guincho, veículo reserva, auxílio para pane seca, reparo de vidros, técnicos especialistas para atender e consertar panes elétricas, hospedagem para as situações que demandem reparo que não seja imediato, além de vários outros.

Diminui as chances de prejuízo

Normalmente ações de reparação são de alto custo, o que implica grande preocupação caso aconteçam acidentes, furtos e roubos. Sem contar prejuízos ao ter de repor cargas, adquirir novos automóveis, pagar os custos de hospital.

Caso imprevistos assim aconteçam, a seguradora fica responsável por tudo o que for acordado na apólice, deixando a empresa mais tranquila para lidar com outras questões menos burocráticas e evitando gastos muito altos.

Aumento da manutenção preventiva

Seguradoras, muitas vezes, requerem que os veículos estejam em boas condições de rodagem, para garantir mais proteção aos funcionários. Sendo assim, elas ficam responsáveis por controlar o processo de manutenção preventiva da frota, o que torna uma responsabilidade a menos aos gestores.

Além disso, as próprias seguradoras costumam ter parcerias com oficinas de automóveis, ajudando a baratear até mesmo os procedimentos de rotina, como troca de óleo e balanceamento.

Treinamento de motoristas

Seguradoras procuram agregar serviços oferecendo treinamentos de direção defensiva a motoristas, o que acaba sendo vantajoso à empresa, pois os funcionários adquirirem mais habilidades de prevenir acidentes.

Assim, por todas as vantagens apresentadas aqui e por evitar vários tipos de riscos que uma organização sofre, um seguro frota realmente vale a pena. Invista na segurança dos seus funcionários e na da sua organização.

Conheça o que a Ô. Auto pode fazer por você e pela sua empresa. Acesse nosso site para conhecer mais sobre nossos serviços!


Post a Comment


  • CONTATO - SEDE

    • (11) 3195-2620
    • contato@oinsurance.com.br
    • Alameda Tocantins, 125 - Conjunto 2501 - Alphaville Industrial, Barueri - SP, 06455-020
  • CONTATO - FILIAL ABC

    • (11) 3195-2630
    • comercial@oinsurance.com.br
    • Rua das Figueiras, 474 - 10 Andar - Santo André – SP, 09080-300
Ô Insurance Group © 2016-2018 | CNPJ: 19.832.571/0001-10 | SUSEP 10.2020035.8 | Todos direitos reservados