fbpx

Conheça o seguro prestamista

O seguro prestamista é ainda desconhecido, embora seja antigo: começou a ser usado no Brasil no final dos anos 70, quando a moda do consórcio de carros chegou ao seu ápice. Hoje, é empregado por pessoas que reconhecem a importância que esse serviço pode ter para dar segurança ao futuro, mas deveria ter um alcance bem maior devido aos benefícios que traz.

Mas afinal, o que é o seguro prestamista?

É um tipo de apólice que garante o pagamento de prestações ou saldo devedor de bens ou planos de financiamento adquiridos pelo segurado em caso de morte, invalidez permanente, desemprego não voluntário ou perda de renda de autônomo. Ou seja, para a empresa, diminui as chances de inadimplência, e para o contratante, impede a perda de patrimônio.

Vamos a um exemplo prático: um homem adquire um carro por financiamento e faz junto um seguro prestamista. Alguns meses depois, ele perde o emprego. O caminho natural, sem o seguro, seria que ele perdesse esse bem por não poder mais pagar as parcelas. Porém, por possuir a apólice, ele estará salvo desse problema e poderá continuar com seu veículo sem maiores problemas.

Quais os tipos de apólices?

Existem ainda duas possibilidades diferentes de apólices: uma com valor igual ao saldo devedor, outra com valor superior.

Supondo que o seguro seja efetuado para um empréstimo de 10 mil reais com o banco, caso a apólice seja do mesmo valor, haverá apenas a quitação. Porém, se a apólice for de valor maior (por exemplo, 20 mil), há não só a quitação como um prêmio para o beneficiário, que pode ser o próprio segurado ou um terceiro indicado no momento da contratação.

Esse é um seguro que se mostra cada vez mais necessário no Brasil: de acordo com pesquisas da CNDL e do SPC em outubro de 2018, a inadimplência cresceu 7,3% em relação ao mesmo período de 2017. O prejuízo é grande para as empresas, mas maior ainda para os cidadãos que não podem pagar pelos seus bens e acabam perdendo o que, muitas vezes, era a materialização de um sonho.

prestamista

Sabemos que é um momento com bastante rotatividade em empregos, com muitas pessoas preferindo atuar como freelancers ou autônomas. Existem muitas dificuldades para a maior parte das pessoas adquirirem bens, especialmente as mais jovens. Manter uma renda fixa e consistente é necessário para se aventurar no mundo dos financiamentos, consórcios e empréstimos, mas o seguro prestamista dá uma segurança maior para quem acredita que consegue se virar mesmo sem estar nas melhores condições.

Como contratar um seguro prestamista?

O seguro prestamista não é contratado diretamente com a seguradora, mas sim com a empresa de financiamentos ou empréstimos que possua uma parceria direta com uma seguradora.

Portanto, se você está pensando em adquirir um bem via consórcio ou financiamento ou fazer um empréstimo, não se esqueça de fazer o seguro prestamista! Ele pode no futuro poupar muita dor de cabeça para você e sua família.

 


Post a Comment


  • CONTATO - SEDE

    • (11) 3195-2620
    • contato@oinsurance.com.br
    • Alameda Tocantins, 125 - Conjunto 2501 - Alphaville Industrial, Barueri - SP, 06455-020
  • CONTATO - FILIAL ABC

    • (11) 3195-2630
    • comercial@oinsurance.com.br
    • Rua das Figueiras, 474 - 10 Andar - Santo André – SP, 09080-300
Ô Insurance Group © 2016-2018 | CNPJ: 19.832.571/0001-10 | SUSEP 10.2020035.8 | Todos direitos reservados