Seguros online: quais barreiras superar?

Os últimos sete anos foram invadidos pelos seguros online. A transformação digital e a experiência do consumidor foram a aposta das corretoras digitais.

O conceito do seguro online foi um rompimento de paradigma diante de um segmento considerado muito tradicional, até então.

Mas, o cenário que presenciamos é o seguinte: as empresas investiram em tecnologias, seguiram com a transformação digital na forma de se contratar seguro, mas o que ninguém contava é que, talvez, o brasileiro ainda não estivesse tão preparado assim para essa nova forma de consumo.

O Brasil ocupa a quinta colocação no ranking mundial de uso de smartphones e as compras por e-commerce estão em constante crescimento (segundo pesquisas da Ebit – Nielsen Company). Por outro lado, com exceção dos plataformas de vendas digitais de seguro viagem, muitas insurtechs precisaram fechar as portas por não conseguirem rentabilizar bons negócios nas vendas de outras modalidades de seguros: auto, residencial, eletrônico, pet, entre outras.

Onde está a barreira para os seguros online?

O brasileiro ainda não confia tanto assim em consumir serviços online. A cultura de conversar com alguém antes de fechar um negócio engorda as estatísticas de e-commerce de varejo. O mesmo aconteceu nos EUA, onde felizmente já superaram esse desafio.

Mas, existe um outro ponto a ser discutido quando levantamos a bandeira sobre a evolução tecnológica, que deve ocorrer nos próximos anos no mercado de seguros: a inovação em todas as verticais com o objetivo de melhorar e proporcionar uma ótima experiência de compra ao consumidor. Na Ô Insurance, por exemplo, mantemos um laboratório responsável em fazer benchmark sobre as melhores e mais inovadoras tendências tecnológicas disponíveis no mundo, analisar a aplicabilidade no mercado brasileiro e desenvolver novas tecnologias aplicadas a todos os tipos e modalidades de seguros.

O melhor a fazer por aqui é agregar valor ao que se oferece: inovar o serviço e promover verdadeiras experiências na jornada da compras em todas as etapas do processo. Não basta só anunciar na internet. Entender as limitações do consumidor e enxergar o que o brasileiro realmente espera das plataformas de seguros são iniciativas que devem ser revistas pelas áreas de TI e marketing das companhias. Quem sabe, assim, o mercado ganhe uma forma inovadora de se comprar seguros essenciais aos anseios dos consumidores.

O desafio é grande, mas com um modelo mais engajado, as insurtechs certamente chegarão lá!

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