5 Dicas de manutenção de automóvel que você pode fazer sozinho

Ainda que o trabalho de profissionais seja sempre o mais recomendado para as diversas situações, é importante que saibamos que o bom e velho “faça você mesmo” também pode ajudar muito na conservação de um bem tão importante como os nossos carros.

É por isso que desenvolvemos este artigo: para lhe dar dicas super simples a respeito da manutenção do seu automóvel, com pequenas coisas do dia a dia que você pode reparar no seu carro para evitar estresses futuros.

1 – Fique frio e controle o filtro de ar

Se você não limpar constantemente o filtro de ar-condicionado do seu carro, pode ter certeza de que ele acabará acumulando diversos tipos de sujeiras que afetarão diretamente no consumo de combustível e energia do veículo.

Então, preste atenção aos filtros de ar e opte por uma revisão profissional, no mínimo, uma vez por ano para assegurar a eficácia do combustível em seu automóvel e o conforto de todos os passageiros que ficam expostos ao ar-condicionado.

2 – Faça você mesmo: cuidados com o pneu

Pneus são itens que devem ser monitorados constantemente e que estão todo o tempo sujeitos aos mais diversos tipos de avarias. O mais recomendado para os cuidados com os pneus do seu veículo é que seja feita periodicamente uma checagem para averiguar os níveis de desgaste pelos quais eles estão passando.

Além de verificar a calibragem dos pneus a cada duas semanas, uma dica de ouro para conservar a sua durabilidade é uma direção bastante cuidadosa, evitando ruas esburacadas, por exemplo, e sempre prestando atenção a cada um dos pneus no sentido de ver se apresentam pequenas rachaduras ou cortes.

3 – Mais do que o óleo: atenção ao filtro

O mais recomendado é que seja feita a troca de óleo completa a cada 10.000 quilômetros rodados. No entanto, também é importante estar atento aos filtros de óleo, mantendo-os sempre constantemente limpos, com o intuito de que possam ser evitadas as impurezas que prejudicariam o seu veículo.

Por circular diversos tipos de substâncias pelos seus filtros de óleo, é importante que a sua limpeza seja feita periodicamente e que não seja feita somente quando a troca de óleo for realizada. Para fazer esta limpeza, você precisará apenas de uma chave de fenda e um aspirador, sendo a chave para pegar o filtro de óleo e o aspirador para tirar as impurezas.

4 – Para não perder as energias: atenção à bateria

E, por fim, mas não menos importante, para manter a conservação da sua bateria, o mais indicado é que seja feito periodicamente uma checagem sobre os bornes, as braçadeiras e todo o entorno da bateria com a finalidade de evitar que se acumulem camadas de poeira e se assegure o seu perfeito funcionamento.

5 – A dica de ouro: toda atenção ao seu veículo

Como vimos, muitos problemas podem ser evitados quando reconhecemos que a conservação daquilo que temos é, de fato, muito importante.

É por isso que contar com o seguro de automóveis acaba se tornando tão importante: afinal, há situações em que o bom e velho “faça você mesmo” na manutenção do automóvel acaba não sendo o suficiente e ter profissionais capacitados ao nosso lado é aquilo que precisamos para assegurar os nossos bens. Fale com a gente através de nosso chat e cote seu seguro e assistência auto.

Post a Comment