fbpx

Como a inovação disruptiva vem sendo aplicada no mercado de seguros

A tecnologia chegou para mudar as relações sociais. Seja entre as pessoas, lidando umas com as outras, ou na forma de as marcas lidarem com os seus clientes.

Perceber como empregar as tecnologias no seu produto ou serviço pode ser fundamental para o sucesso de uma empresa nesta sociedade cada vez mais conectada.

É neste sentido que surgem as inovações disruptivas, que vêm para colocar algum mercado em outro patamar através das tecnologias empregadas em determinado contexto social.  

E é isso que você poderá conhecer a seguir: alguns exemplos de como as inovações disruptivas vêm sendo realizadas em alguns nichos e como este processo de evolução do mercado como um todo está sendo aplicado pelas insurtechs, que apresentam as inovações mais recentes no mercado de seguros.

 

O que é inovação disruptiva?

No primeiro momento, é importante desassociar as inovações disruptivas a fenômenos tecnológicos recentes.

Considera-se que os primeiros exemplos de inovação disruptiva surgiram ainda no contexto da revolução industrial, ao modo em que novos processos de produção e prestação de serviços foram sendo adotados, através da substituição de antigos maquinários por ferramentas mais automatizadas, por exemplo.

Desta forma, a inovação disruptiva sempre esteve atrelada a todos os nichos de mercado, podendo ser conceitualizada como aquela mudança significativa, que provoca uma ruptura em determinado segmento, fazendo com que os públicos passem a ter os mesmos produtos ou serviços agregados a novos valores, ou então, de novas formas que, até então, com as tecnologias anteriores, seria impossível de serem oferecidos.

Considerando a época de revolução tecnológica que vivemos, as marcas seguem apresentando diversos tipos de inovações disruptivas nos seus mercados de atuação.

Um dos melhores exemplos pode ser percebido quando falamos em aplicativos de mobilidade urbana, como o Uber, Cabify etc.

Há algum tempo, seria impossível imaginar que um carro poderia te levar para casa, sem que fosse de carona com alguém ou pegando um táxi diretamente no ponto. No entanto, esta nova forma de oferecer um serviço, empregando a tecnologia dos dispositivos móveis para a sua aplicação, colocou os carros na palma da mão do consumidor.

Outro exemplo pode ser percebido quando se fala sobre as instituições financeiras: Nubank e o Banco Neon podem ser citados quando se diz respeito às novas formas como as pessoas lidam com o seu dinheiro, além, claro, do dinheiro transferido através de Paypal, dos pagamentos disponibilizados pelas máquinas do PagSeguro, entre outros.

As empresas do século XXI vêm apresentando inovações significativas que rompem com as formas como o seu mercado era visto até então e, deste modo, as inovações tecnológicas também estão surgindo para modificar o mercado de seguros.

 

O que é insurtech?

Assim como as fintechs exemplificadas anteriormente, que trouxeram inovação para o mercado das finanças, no mercado de seguros surgiram as insurtechs, que são aquelas empresas que vêm aplicando novas tecnologias para oferecer melhorias aos velhos serviços no ramo de seguros, além de que, é claro, apresentam novos valores agregados aos produtos oferecidos neste mercado.

A facilidade de acesso a informações e a transparência de um contrato, são apenas alguns dos exemplos de como as insurtechs vêm modificando o mercado de seguros, além de fornecer o benefício de oferecer um serviço cada vez mais personalizado e adequado às necessidades de cada cliente.

Como a Ô Insurance traz a inovação disruptiva ao mercado de seguros

Considerando tudo o que foi exposto, no Brasil temos o exemplo da Ô Insurance, como uma das principais insurtechs com capacidade para apresentar soluções inovadoras no mercado de seguros, implementando novas tecnologias e novos processos a este ramo que era, até então, visto como amplamente burocrático e rígido.

Através dos serviços desta insurtech, os consumidores, sejam eles finais ou empresariais, percebem no dia a dia como o mercado de seguros tem se promovido das inovações disruptivas possibilitadas através das novas tecnologias.

É na busca pelas melhorias constantes que impactem na vida dos clientes, empregando as tecnologias adequadas e oferecendo soluções inovadoras a velhos problemas, que a Ô Insurance tem fornecido inovações diruptivas no mercado de seguros.

Entre em contato com a Ô Insurance para conhecer melhor sobre como estes profissionais podem ajudar a provocar uma verdadeira revolução na forma como você lida com os seguros contratados e conhecer, mais a fundo, sobre como esta insurtech vêm apresentando inovações disruptivas no mercado de seguros no Brasil.

Post a Comment