Como promover noções de sustentabilidade na Organização

A noção de sustentabilidade se relaciona ao desenvolvimento sustentável e deve estar presente em todas as empresas e em todas as ações de quaisquer de seus membros.

É importante que a preocupação com o meio ambiente no qual vivemos seja passada como um valor a se seguir e que os impactos de nossas ações sejam analisados de forma sistêmica e duradoura.

Você sabe como sua empresa pode influenciar seus colaboradores nessa questão?

O desenvolvimento sustentável no meio empresarial

A definição mais comum de desenvolvimento sustentável é: “procurar satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.

Um marco importante na história da propagação dessa noção foi a publicação, em 1987, do “Relatório Brundtland”, também conhecido como “Nosso Futuro Comum”, o qual apontava a necessidade de uma atenção especial a aspectos como poluição ambiental, riscos de diminuição de florestas e de outros recursos naturais e problemas de natureza mais social, como a administração do crescimento urbano acelerado.

Mais de 30 anos depois, nosso zelo ainda se faz indispensável. Precisamos inserir atitudes não só dentro de casa, mas também no contexto do trabalho. Pequenas ações do dia a dia assumem grandes resultados quando feitas de forma sistêmica e por todos. Copos plásticos podem ser trocados por copos individuais, canudos podem ser dispensados, as luzes devem ficar apagadas em ambientes nos quais não tenha ninguém, o ar condicionado só deve ser usado se houver muita necessidade, e atenção com a água nas torneiras é também muito importante.

Precisamos usar os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar. Repensar as necessidades de consumo. Recusar o consumo desnecessário. Reduzir produtos e evitar desperdícios. Reutilizar o que dá para ser aproveitado antes de descartar. E, por fim, colaborar no processo de reciclagem, separando o lixo de acordo com sua composição, facilitando o trabalho da coleta.

O papel do próprio RH e também dos colaboradores na difusão dos valores

A noção de sustentabilidade já deve estar alinhada ao planejamento estratégico da organização para que a implantação desses valores consiga ser passada aos colaboradores. As práticas de sustentabilidade devem ser seguidas por todos os escalões e níveis departamentais.

As ações podem ser estimuladas por meio de palestras explicativas, cartazes, pequenos lembretes em cada ambiente e, ainda, por incentivos à economia de energia e água. Os funcionários precisam ser não só sensibilizados, mas estarem capacitados para conseguirem aplicar os 5Rs fundamentais.

Caso esse ainda não seja um valor adotado pela empresa, o próprio trabalhador pode levar a ideia ao seu ambiente de trabalho e começar a introduzir aos poucos esse tipo de pensamento. As pequenas ações praticadas e o alerta sobre as consequências diretas e indiretas que o planeta pode sofrer podem, mesmo por meio de uma única pessoa, estimular os colegas a tomarem a mesma atitude.

A gestão adequada dos resíduos gerados requer responsabilidade compartilhada. Esse ato é capaz ainda de colaborar com a melhoria das condições ambientais dentro da empresa suscitando a integração social, a promoção da saúde, da segurança e maior satisfação no trabalho.

A Ô Benefits Solutions almeja a saúde preventiva. É na precaução e na proteção que podemos ter um espaço onde necessidades possam ser satisfeitas sem que as ações influenciem de forma direta ou indireta o nosso futuro e o de quem ainda virá.

Post a Comment