Coragem: um ingrediente essencial em tempos de mudanças

Existem muitas qualidades que uma pessoa pode ter. Inteligência, honestidade, criatividade, organização, perfeccionismo… é possível listar por dias e mais dias. Mas existe uma delas que é bastante superestimada, que muitas vezes não reconhecemos a sua importância e não damos o destaque merecido, especialmente no mercado de trabalho. Estamos falando da coragem.

É claro que não podemos menosprezar as características que citamos no parágrafo acima. Afinal, tudo é bem mais complicado sem inteligência. O conhecimento em determinada área é o que faz com que tudo seja funcional, a criatividade sempre traz soluções diferenciadas, a organização e o perfeccionismo deixam o dia a dia com andamento perfeito.

Mas essas ideias novas, inovadoras, arriscadas, criativas ou inteligentes jamais funcionariam sem o ingrediente perfeito: a coragem. Quem é que dá o sinal verde para que algo seja colocado em prática? Quem é que decide colocar as suas fichas naquilo que ninguém ainda fez? Isso mesmo, a pessoa corajosa, a pessoa que enfrenta os medos e as possibilidades negativas de frente.

Quando você saiu sozinho, sem seus pais, pela primeira vez, do que precisou? Quando deu seu primeiro beijo, o frio na barriga não era imenso? E quando fez o vestibular e não tinha certeza sobre uma resposta? Quando ficou em dúvida sobre ser arrojado na redação ou em um trabalho acadêmico? Em todos esses momentos, uma força pulsou dentro de você e te empurrou para frente. Quando falamos que ser inteligente, criativo ou organizado não é o suficiente no mundo corporativo, falamos que essa força também precisa pulsar nesse momento.

Parafraseando um autor desconhecido, “Quando um passarinho aprende a voar, sabe mais sobre coragem do que sobre voo”. Podemos presenciar isso em toda natureza. Já notou que muitos cãezinhos são incrivelmente corajosos para seus minúsculos tamanhos?

Mas, afinal, por que falar tanto sobre coragem? Estamos vivendo um período de mudança. E essa mudança tem tantas camadas que mal conseguimos dar conta de todas: é a situação do nosso país, é a população mundial tomando consciência em tantos aspectos que antes passavam batido, é a virtualidade tomando cada vez mais conta do nosso dia a dia, é a possibilidade de resolver todos os nossos problemas com apenas um clique. A nossa realidade não é a mesma de 20 anos atrás: ainda estamos aprendendo a lidar com cada um desses aspectos.

Vivendo em 2019, não somos tão diferentes do passarinho que aprendeu a voar ou do cãozinho que late para o desconhecido. Os desafios que se apresentam à nossa frente são novos, às vezes assustadores. E só vai ter sucesso quem conseguir bater as asas e sair do ninho, ou ao menos esticar o seu pequeno corpo e latir a plenos pulmões.

Estude muito, adquira todo o conhecimento que você puder, seja organizado, seja criativo, mas dê a cara a tapa e se arrisque. É assim que o sucesso virá. A coragem é um ingrediente totalmente essencial em tempos de mudança.

 

José Carlos Macedo
CEO da Ô Insurance Group

 

Post a Comment