Humanizando a inteligência artificial

Um computador que lê as suas emoções e sabe como você se sente.

É comum no dia a dia respondermos às cotidianas perguntas de “como você está?” com um “tudo bem”, ainda que as coisas não estejam tão legais assim. Conseguimos disfarçar alguns sentimentos, às vezes.

Mas, em um futuro próximo, computadores e dispositivos poderão decifrar o que estamos sentindo, sem precisarem nos perguntar alguma coisa. Bastará interagirmos um tempo com eles, para que nos digam algo que precisaremos escutar. Ou para que deem sugestões de como lidarmos com as tensões.

O último evento da HSM Expo recebeu a cientista da computação Rana El-Kaliouby. Seu campo de pesquisa é o reconhecimento de expressão e desenvolvimento de tecnologia, que é um subconjunto do reconhecimento facial projetado para identificar os sentimentos expressos pelo rosto. Sua empresa construiu o maior repositório de dados emocionais do mundo, com mais de 4 bilhões de imagens capturadas de 6,9 milhões de rostos em 87 países.

É como ensinar inteligência emocional para a inteligência artificial. Uma forma de deixar a IA mais humanizada, mais próxima da gente.

Vivemos de sentimentos. As emoções fazem parte de quem somos e influenciam vários aspectos da nossa vida: nossas escolhas, nossos pensamentos, nossas relações, nossas compras, nossa saúde.

Essa evolução fará a diferença no atendimento à venda automatizada, especialmente em se tratando de venda de seguro-saúde. Todas as ações de captação de leads, classificação de perfis e as tentativas de manter um relacionamento personalizado com o cliente serão bem mais efetivas.

Os algoritmos ficam mais sensíveis, os seguros-saúde mais customizados.

Entretanto, com toda tecnologia, inovação e facilidades que teremos com a IA a participação de pessoas nos processos e realizações de projetos serão primordiais.

O olho no olho e a percepção humana vai além da inteligência artificial e se soubermos lidar com ambas de forma inteligente e perspicaz o resultado será excepcional.

Post a Comment