fbpx

Insurtech: o que você precisa saber sobre esta inovação em seguros

Já era hora do mercado de seguros ter uma revolução. Mais do que isso: uma modernização, que atraia mais clientes, ao mesmo tempo em que resolva o problema dos antigos.

É neste contexto que surge o conceito de Insurtech – a junção das palavras Insurance (seguros) com Technology (tecnologia), podendo ser simplificada como “a tecnologia aplicada ao ramo dos seguros”, e é aqui que está a Ô Insurance.

E não é pouca tecnologia. Ela pode fazer toda a diferença na vida daqueles que já têm ou que pensam em contratar uma companhia de seguros.

Estes dois anos na Ô tem me proporcionado bastante experiência neste assunto, e foi pensando em esclarecer algumas das dúvidas frequentes que vejo no dia a dia do ambiente corporativo a respeito da Insurtech que resolvi escrever este artigo. Aqui você poderá conhecer o que é esta inovação e como ela pode influenciar diretamente na sua vida. Confira!

O que é Insurtech?

Basicamente, Insurtechs são startups especializadas em oferecer recursos tecnológicos para o ramo dos seguros.

E com “recursos tecnológicos” cabem amplas interpretações: desde o desenvolvimento de aplicativos ou softwares especificamente para seguros, até os processos mais simples, como a facilitação da atualização de dados cadastrais de determinado usuário, por exemplo.

A inovação não para por aí. Com as Insurtechs, ficou muito mais fácil que você descubra a solução ideal em seguros para a sua vida, a sua casa, a sua família, o seu veículo e os seus bens.

Bastam algumas informações para que os algoritmos consigam identificar qual é a melhor companhia de seguros para você e quais são os melhores produtos de acordo com o seu estilo de vida.

Portanto, as Insurtechs surgem no contexto de um mercado que, até então, apresentava poucas inovações.
E é exatamente para isso que os profissionais envolvidos nestas startups são capacitados: inovar nos processos, procedimentos e tudo o que está relacionado à tecnologia aplicada ao mercado de seguros, facilitando a vida dos usuários e das próprias seguradoras.

Quais os benefícios e diferenciais da Insurtech?

Todos os mercados evoluíram com a tecnologia e o ramo dos seguros parecia inerte a elas, inovando pouco, continuando com a velha burocracia, as longas papeladas para assinar e oferecendo quase nada de personalização àquilo que os clientes realmente queriam.

A Insurtech surge para solucionar estes e outros problemas: com apenas alguns cliques e fornecendo poucas informações que passarão pelos algoritmos programados para este fim, estas startups conseguem colocar na tela do seu computador ou smartphone exatamente aquilo que é mais adequado para o seu perfil, evitando longas filas, longos processos de cotação de seguros e muita dor de cabeça no momento de contratar determinada empresa.

Como principal diferencial em relação ao que tínhamos até então, é importante perceber que o consumidor do século XXI não é mais o mesmo do século XX. O perfil das pessoas mudou e as empresas de seguros precisam saber e estar preparadas para isso.

Aquele cliente que não se importava tanto com filas e papeladas a serem assinadas, hoje já não aguenta mais nem um minuto para carregar uma página da web: ele quer as informações completas e agora.

Neste sentido, um dos principais benefícios da Insurtech é atender às demandas do consumidor conectado à sociedade em rede, fornecendo todas as informações que ele precisa ter para tomar a decisão, no mesmo momento em que lhe apresenta as melhores soluções a serem contratadas.

Insurtech também é liberdade

Devido aos processos com tecnologias inovadoras implementadas pelo conceito de Insurtech e os procedimentos adotados pelas empresas deste nicho, o consumidor tem a certeza de que estará contratando o seu seguro que faz sentido para ele.

Isto é, estará reduzindo a burocracia das tradicionais companhias de seguros, ao mesmo tempo em que terá a garantia de que softwares ou mecanismos desenvolvidos para este fim apresentarão sempre as melhores oportunidades ao cliente.

Surgiram, então, aquelas soluções diferenciadas que tanto precisávamos no mercado de seguros.

Se tem algo que aprendo diariamente, mesmo tendo mais de 3 décadas de experiência, é que se queremos ser um profissional com alto nível de excelência, devemos sempre estar atualizados frente às novas tecnologias, com a finalidade de que possamos, cada vez mais, estarmos inovando em nossos negócios e oferecendo melhores resultados a nossos clientes. Por isso, busco sempre estar atento as tendências de tecnologia, junto com o meu time, e levar para Ô Insurance o melhor para continuarmos transformando o mercado de seguros.

 

José Carlos Macedo
CEO na Ô Insurance Group

Post a Comment