A luta contra a AIDS continua e contra o preconceito também!

Esse ano completa 30 anos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Assembleia Geral da ONU instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Embora menos pessoas morrem com a doença atualmente, devido a maior distribuição e eficiência dos medicamentos, o número de infectados ainda são grandes. Só no ano passado estimou-se que haviam 1,8 milhão de pessoas vivendo com HIV na América Latina.

No Brasil, o índice de novos casos se manteve estável nos últimos 10 anos. Anualmente o país registra 40,6 mil novos casos e, segundo Boletim Epidemiológico de HIV, apenas 0,4% da população brasileira é portadora do vírus.

Veja abaixo um gráfico do Boletim, mostrando o índice por região:

Qual nosso papel, então?

A prevenção é o nosso dever, sempre! Mas como membros de uma sociedade, nosso papel é buscar informação e conscientizar os que estão ao nosso redor, sobre a prevenção da AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis.

E, paralelamente, estender as mãos e ajudar na luta contra o preconceito aos que já contraíram a doença, tornando o mundo deles, mais tolerante e solidário. Nessa luta a informação é a maior aliada, pois só o conhecimento quebra a barreira da intolerância, promovendo a inclusão, solidariedade e humanidade.

Nós da Ô Insurance, apoiamos essa causa!

Sobre a AIDS, lembre-se sempre:

Fonte: Ministério da Saúde

 

Post a Comment