fbpx

Maio: Mês da Proteção no Trânsito

No dia 14 de maio comemoramos o Dia Continental do Seguro, e maio também é apontado como o mês da proteção , e é denominado Maio Amarelo, por uma iniciativa internacional .

O Maio Amarelo, como o mês tem sido denominado desde 2010 a partir da iniciativa da Organização Mundial da Saúde, visa alertar sobre os altos níveis de acidentes de trânsito no mundo. É, portanto,  um mês para refletirmos sobre as nossas responsabilidades no dia a dia e para fazermos um trânsito cada vez mais seguro.

É por isso que preparamos este artigo, onde apresentaremos dicas super simples para você evitar acidentes no trânsito através da direção defensiva e, ainda, perceber os seus compromissos enquanto pedestre para se assegurar de que a sua parte está sendo feita.

Dica 1: De orelha em pé – ouvidos sempre atentos

Escute o que o seu carro tem a dizer. Pequenos barulhos podem fazer uma grande diferença para a saúde do seu automóvel e, em consequência, para um trânsito mais seguro.

Seja na troca de marcha, seja durante o trajeto, quando pressiona o freio, ou mesmo com o veículo parado, não importa: o carro está sempre se comunicando com você, então, saiba escutá-lo.

Dica 2: Para não escorregar – atenção redobrada em dias de chuva

Por mais cautela que você já tenha ao dirigir, é sempre importante considerar um desafio a mais em dias com muita chuva.

Por isso, além da parte técnica de verificar com frequência os pneus para se certificar a respeito da tração à pista molhada, fique sempre com a atenção redobrada em dias ou noites de chuva.

Dica 3: Respeito e atenção ao próximo

Nunca esqueça da velha máxima da infância ensinada nas escolas: o seu espaço termina onde começa o do outro.

Por isso, sempre mantenha uma distância segura dos veículos à frente, fique atento aos faróis, especialmente às luzes que indicam frenagem ou marcha à ré e, também, certifique-se das distâncias do seu veículo no momento de estacionar.

O mesmo vale para quando circulamos pelas vias como pedestres: afinal, compreender o movimento dos carros e dos outros pedestres é fundamental para que evitemos acidentes ou, no mínimo, encontrões.

Outra dica neste mesmo sentido diz respeito à tranquilidade e calma que você deve estar ao circular pelas cidades. Esteja no carro ou a pé: de nada adianta esquentar a cabeça e é sempre importante lembrar que não é buzinando que você fará com que os outros carros criem asas e saiam da sua frente.

Dica 4: A base teórica – conhecendo o CTB

Não que você precise ser um expert no assunto, mas conhecer o posicionamento do Código de Trânsito Brasileiro frente às mais diversas situações do dia a dia pode ser uma dica de ouro com a finalidade de se obter um trânsito seguro através da direção defensiva.

Dica 5: Revisão e manutenção

Para ter a garantia de que o seu veículo não representará nenhum tipo de risco, seja a você mesmo ou para os demais condutores, é fundamental sempre fazer revisões periódicas e estar atento a todas as peças que podem vir a precisar de manutenção em seu veículo.

Neste sentido, o mais aconselhável é que você sempre busque profissionais de sua inteira confiança e tenha a certeza de que pagará somente por aqueles serviços que sejam realmente necessários para levar mais segurança a você, ao seu veículo e à sociedade como um todo.

Dica Final: o valor da proteção

Por mais que estas dicas já possam ter lhe ajudado no sentido de adotar comportamentos para um trânsito mais seguro através da direção defensiva, é sempre fundamental lembrar sobre a importância da proteção.

Estar protegido com um seguro de automóvel pode ser o grande diferencial para que a sua vida no trânsito fique mais tranquila.

Considerando que os seguros de veículos oferecem proteção contra vários tipos de adversidades, passando por aquelas enormes, como graves acidentes de trânsito, ou até mesmo aquelas menores, como pequenos reparos nos veículos, contar com um seguro de automóvel é uma excelente dica para levar mais segurança a você e para o trânsito como um todo.

Maio Amarelo é um mês voltado a ações focadas a fazer com que cada indivíduo reflita sobre o seu papel perante a diminuição de acidentes de trânsito no mundo todo.E para isso, a nossa principal dica é que você conheça a Ô.Auto – onde você pode fazer o seguro do seu automóvel. Com ele, você terá uma certeza: estará fazendo a sua parte para um trânsito mais seguro em sua cidade.

Post a Comment