fbpx

O eSocial chegou: como fica a saúde da sua empresa em 2018?

O Governo Federal, através do projeto Sped (Sistema Público de Escrituração Digital – solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado), vem buscando reduzir a burocracia para as empresas cumprirem com suas obrigações fiscais. O programa eSocial é uma dessas iniciativas.

eSocial: o que é?

Muitos se perguntam o que significa eSocial. Trata-se de uma ferramenta que consolida todas as obrigações acessórias previdenciárias e trabalhistas de uma empresa em um único documento digital. O processo facilita o dia a dia da área de Recursos Humanos, pois documentos como RAIS (relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), entre outros, podem ser consolidados e transmitidos em um único envio para o fisco, substituindo a obrigação das entregas em outros formulários.

O eSocial vai reduzir custos e tempo das empresas, pois executará 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas em um mesmo tempo e arquivo.  O projeto é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.

Benefícios do eSocial

O programa eSocial garante todos os direitos previdenciários e trabalhistas dos empregados. Ele simplifica o cumprimento das obrigações das pessoas e das empresas, aprimorando a qualidade das informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias diante dos órgãos competentes, para todos os formatos e tamanhos de empresas.

eSocial: de olho na sua empresa em 2018

A partir de janeiro de 2018, o eSocial será obrigatório. Em julho, o projeto se estenderá às microempresas, empresas de pequeno porte e aos Microempreendedores Individuais (MEIs). É importante estar preparado e adequado às novas normas:

  • Cadastro completo e atualizado dos funcionários (histórico cadastral e contratual);
  • Cadastro de cargos, horários, funções e alterações;
  • Registro de Contribuição Patronal para sindicato;
  • Registros detalhados de licenças e afastamentos (histórico clínico, retificações e atestados médicos).

O eSocial é um verdadeiro GPS dos trabalhadores e, portanto, tema de suma relevância das áreas de contabilidade e de recursos humanos no próximo ano.

Sistema de gestão do plano de saúde: um aliado do RH

A Ô Insurance Group, através da sua unidade de negócios Ô Benefits Solutions e de suas ferramentas digitais de gestão, está apta a fazer todo o gerenciamento das informações relacionadas aos assuntos de saúde dos beneficiários dos seus clientes.

 

Trata-se de uma gestão completa sobre uso do plano de saúde, licenças, afastamentos e atestados médicos, com relatórios completos sobre o histórico clínico.

Com sistemas inteligentes de gestão da saúde fornecidos pela Ô Insurance Group, os profissionais de Recursos Humanos podem ter um aliado, conectado em tempo real e provedor de todas as informações necessárias e que suprem as exigências do eSocial.

Post a Comment