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O novo comprador: o comportamento do consumidor e o mercado de seguros

Em tempos digitalizados, o comportamento do consumidor segue com as mudanças provocadas. Enquanto há alguns anos se costumava ter sucesso em vendas nas quais o cliente recebia ligações a respeito do serviço ou produto, e eram insistentemente persuadidos a comprar, hoje em dia o cenário é bem diferente.

Assim, aquele tipo de venda empurrada e feita em horários comerciais não tem tanto sentido atualmente. As marcas precisam oferecer experiência ao consumidor. E essa experiência se inicia muito antes da decisão da compra.

Continue a leitura para entender melhor!

O comportamento do consumidor em relação a seguros

Talvez você já tenha se dado conta do tanto de pesquisas que fazemos usualmente com nossos smartphones. Precisamos não só de informações, mas também sentir que o produto que pensamos em obter realmente irá suprir as nossas expectativas.

Além disso, adquirimos certa resistência em aceitar de forma passiva tudo o que nos é oferecido. Ganhamos autonomia: quem decide o que irá ser comprado e em que momento  somos nós mesmos! E ai daquela empresa que não se cansa de nos ligar para insistir na compra de algo que já dissemos que não temos vontade. O usuário com uma dose menor de paciência é capaz de pedir indenização pelo abuso e perturbação incessante. Mas é um ato compreensível: ele está no seu direito.

O novo consumidor

O que precisamos entender é justamente que hoje o consumidor tem novas necessidades. Ele precisa:

  • entrar em contato com a marca;
  • analisar tudo o que ela oferece;
  • ler sobre os produtos;
  • comparar com a concorrência;
  • saber o que está a adquirir;
  • ver experiências e feedbacks de outros compradores;
  • decidir por conta própria qual o melhor momento em que ele pode comprar;
  • construir uma experiência positiva com a empresa já no momento da pesquisa.

Só assim ele terá confiança sufucuente para tomar a decisão de compra. Quando trocamos de papel e ficamos no lugar de comprador de um serviço, não tendemos a acreditar naquele vendedor insistente e não aceitamos facilmente comprar qualquer serviço. Portanto, por que é que com os nossos clientes seria diferente, não é mesmo?

Assim, em relação a seguros, o comportamento é o mesmo. Precisamos levar ao usuário todas as informações das quais ele precisa para se sentir confiante em adquirir o serviço (e quando quiser comprar também). Entendendo nossos clientes e disponibilizando a eles tudo o que é necessário para aumentar sua convicção, estaremos construindo um relacionamento mais duradouro.

Pois se hoje está, consideravelmente, mais difícil convencer uma venda, por outro lado, quando conseguimos conquistar de verdade um usuário, ele tende a ser mais fiel a nossa marca do que seria em tempos remotos.

E é isso o que fazemos aqui na Ô. Insurance. Nosso papel como insurtech é andar junto com o comportamento do consumidor, levar essa informação, educar o usuário com a importância do seguro e simplificar o “segurês”.

Entre em contato com a Ô. e confira as melhores soluções que temos para você ou sua empresa!

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