fbpx

Os benefícios do café para sua saúde

A cada xícara de café, estamos ingerindo também diversos benefícios à saúde. É isso o que veremos a seguir: em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, convidamos você para conhecer alguns dados sobre o seu consumo, e descobrir algumas vantagens que ele traz ao nosso organismo.

O café no Brasil

Quando acordamos, é ele que nos ajuda a despertar. No trabalho, é item indispensável, especialmente em reuniões: é para ficarmos mais atentos, focados.

Ele está no nosso dia a dia. Não é à toa que é a bebida mais consumida no Brasil. O país é o segundo com maior consumo interno do grão, tendo consumido 21,5 milhões de sacas em 2017, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que consomem 25 milhões.

De acordo com um estudo do IBGE divulgado no mesmo ano, o consumo do produto está à frente de alimentos como arroz e feijão, e estima-se que o consumo médio de um brasileiro é de 4 a 5 xícaras por dia, o que, segundo outra pesquisa, equivale ao consumo de seis quilos do grão por ano.

Com todos estes dados e a sua popularização mundial, o café sempre gerou muitas pesquisas acerca dos benefícios ou malefícios que o seu consumo provoca à saúde.

Por que e como o café faz bem à saúde

Entre as milhares de pesquisas sobre os benefícios que o café traz à saúde, selecionamos a seguir alguns resultados de estudos do Brasil, Estados Unidos e Portugal sobre esta bebida tão popular em nosso dia a dia.

1- Atrasa o envelhecimento da pele: usado como ingrediente para cremes antirrugas de grandes empresas de cosméticos, o café apresenta componentes polifenóis, o que retarda o envelhecimento das células epiteliais.

2- Bloqueia o mau-humor: atuando diretamente no Sistema Nervoso Central, a cafeína é capaz de bloquear as sinapses e as reações químicas no cérebro que acarretam em estresse, ajudando a melhorar o humor.

3- Acelera o metabolismo: forte fonte de minerais, como ferro, zinco e potássio, o café ainda tem propriedades que ajudam na digestão e auxiliam para acelerar o metabolismo, facilitando diversos procedimentos do nosso organismo, como a queima de gorduras e a circulação sanguínea.

4- Cura até dor de cabeça: a cafeína é adicionada a diversos medicamentos pelo fato de que permite o prolongamento dos efeitos analgésicos das substâncias. Uma xícara de café também ajuda 67% a mais na diminuição de enxaquecas e dores de cabeça, de acordo com estudo realizado pela ABIC (Associação Brasileira de Café) em 2016.

Mas atenção: aqui vale esclarecer que é mito que ele ajuda na ressaca – ao mesmo tempo em que cura dor de cabeça, visto que ele também contribui para a desidratação do corpo após o consumo do álcool.

Uma dica quentinha: saúde preventiva

Ainda que o café seja muitas vezes um aliado da sua saúde, é importante considerar que tudo aquilo que ingerimos em excesso pode ser prejudicial ao nosso organismo e, neste sentido, o acompanhamento médico é sempre a melhor dica para você manter a sua saúde sempre em dia, com muito ou pouco café em sua xícara.

E para atuar na saúde preventiva, a Ô.Benefits apresenta-se como um aliado do departamento de RH das empresas: orientando os colaboradores a respeito de benefícios e malefícios à saúde de elementos tão presentes no seu dia a dia, como o café.

Venha tomar um cafezinho com a gente e descubra como a saúde da sua empresa pode se beneficiar a partir da parceria com profissionais altamente capacitados.

Post a Comment