Plano de saúde: o benefício mais importante

Seguro Vida, Assistência Odonto, Vale Refeição e Vale Transporte são benefícios oferecidos a colaboradores de empresas, porém o que mais retém seus talentos é a Assistência Médica

Em uma entrevista para uma vaga de emprego, é comum nos depararmos com questionamentos ou exaltação sobre os benefícios ofertados. Uns são considerados padrão, mas outros possuem grande relevância na tomada de decisão dos candidatos, e podem ser decisivos na retenção de talentos das empresas.

Conheça o ranking dos benefícios mais oferecidos pelas empresas

A assistência médica é o principal benefício oferecido por 98% das companhias, seguido por seguro de vida (94%), assistência odontológica (92%), vale refeição (79%), estacionamento (71%), vale alimentação (67%), telefone celular (65%) e previdência privada (56%). Outros benefícios como vale combustível, auxílio medicamento e educação também têm importância na escolha do emprego.

“Essenciais para as empresas atraírem e manterem talentos, os benefícios também representam um custo importante na folha de pagamentos, por isso, precisam ser bem planejados por consultorias especializadas”.

Vantagens de incluir dependentes no benefício saúde

Os planos de saúde impactam em, aproximadamente, 11,2% o valor total da folha de pagamento. Mas, mesmo assim, a grande maioria das empresas (93%) permite a inclusão de dependentes diretos no plano de saúde, onde os custos são assumidos parcialmente por 43% das companhias.

Coparticipação é uma alternativa para melhorar o benefício

Boa parte das empresas (62%) enxerga a coparticipação como uma boa alternativa para viabilizar o plano de saúde ou, até mesmo, para dar um upgrade aos colaboradores que almejam uma maior proteção. Nesses casos, o usuário paga uma porcentagem de cada procedimento médico utilizado. Porém, aproximadamente 59% das empresas não permitem mudança de categoria de plano.

Por que contratar uma consultoria de benefícios?

Essenciais para as empresas atraírem e manterem talentos, os benefícios também representam um custo importante na folha de pagamentos, por isso precisam ser bem planejados por consultorias especializadas. O benefício com o maior custo para as companhias é também o mais habitual: o plano de saúde, que representa o maior gasto com os funcionários. Os custos de assistência médica podem chegar de 10% a 20% do total gasto com os colaboradores, fora o salário. O alto custo com saúde acontece, principalmente, por causa da inflação médica, que registrou nos últimos cinco anos um acumulado de 108%, contra 42% da inflação geral.Uma consultoria de benefícios especializada é, portanto, fundamental para guiar a empresa no sentido de calcular e organizar esses gastos da melhor maneira possível.

A importância dos programas de saúde nas empresas

Programas de gestão de saúde e campanhas já fazem parte da programação de ações das empresas brasileiras. São diversas ações, como programas antitabagismo, campanhas de vacinação, atividade física e orientação nutricional.

Doenças crônicas, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares, encontram apoio e monitoramento nas organizações. Estresse e depressão também têm atenção especial das empresas. Benefícios adicionais como o check-up são oferecidos, em sua maioria, aos cargos mais altos da empresa, como diretores, vice-presidentes e presidentes.

Entre em contato com a Ô Insurance e faça um seguro customizado para colaboradores e familiares. A Ô Benefits oferece as melhores relações custo x benefícios para as pessoas e empresas no que diz respeito à saúde.

Post a Comment