fbpx

Saiba o que é e qual a importância do seguro D&O

Gestores de todo o mundo já reconhecem a importância de ter um seguro D&O para garantir o futuro da empresa, uma vez que ficam assegurados acerca de suas decisões gerenciais, que poderão influenciar o rumo dos negócios como um todo.

Mas, afinal, o que é seguro D&O? Por que ele é tão importante? O que exatamente ele pode fazer por você e pela sua empresa? É isso e muito o mais o que veremos a seguir.

 

O que é D&O?

Ainda que tenha a sua origem na década de 1930, logo após a crise da Bolsa de Nova York em 1929, o seguro D&O no Brasil foi se popularizando nos últimos tempos e, atualmente, diversos executivos do país já contam com todos os seus benefícios.

A sigla D&O refere-se a “directors and officers”, que, em tradução livre, quer significa ‘diretores e administradores’ e, no contexto Insurance, ou seja, no âmbito dos seguros, o seguro D&O tem o objetivo central de preservar o patrimônio da empresa e a carreira dos gestores.

Os cargos de grande responsabilidade das empresas são abrangidos por seguros desta modalidade, uma vez que faz parte das atividades destas pessoas a tomada de decisões gerenciais que visam o crescimento do negócio e, para isso, estas pessoas precisam estar seguras, protegidas acerca de eventuais erros que, assim como todo ser humano, também estão sujeitas a cometerem.

Nesse sentido, o D&O trata-se de um tipo de seguro que emprega maior confiança e representa menores riscos aos gestores das marcas, permitindo que eles possam se concentrar em tomar decisões assertivas em prol da empresa com a garantia de minimizar os riscos que estas atitudes possam ter ao andamento do negócio.

 

Para que serve um seguro D&O?

Dentro do âmbito dos riscos corporativos, as empresas estão expostas a diversas situações que cabem a cada gerente, a cada administrador do negócio, ao reconhecer as melhores formas de lidar com determinado problema.

É neste sentido que, em poucas palavras, um seguro D&O serve para assegurar aos gestores que as suas decisões estarão protegidas por um seguro.

Cabe-se dizer que cada contrato é único e que serão contemplados aqueles critérios que melhor visem beneficiar à empresa segurada, no entanto, através de estudos de sua utilização, percebe-se que a maior parte das ações envolvendo o pagamento de indenizações através de seguro D&O no país dizem respeito a questões tributárias ou fiscais.            

 

Qual a importância de ter um seguro D&O?

Considerando que gestores de marcas passam o dia todo tomando decisões muito importantes, que vão envolver o futuro do negócio e de todas as pessoas que dele dependem, ter um seguro que abranja estas decisões apresenta-se como fundamental para a garantia do futuro da empresa.

É importante salientar que o seguro D&O trata-se de um contrato de responsabilidade civil, sendo feitas pelas empresas e abrangendo também os executivos que tomam as decisões nas organizações.

Entre os principais riscos cobertos por esta modalidade de seguros, podem se destacar a garantia de penhora; a indisponibilidade de bens dos executivos; a condenação por dívidas trabalhistas, tributárias e previdenciárias, entre tantos outros termos que podem vir a ser previstos na apólice de seguros, de acordo com a utilização e com as necessidades de cada empresa.

Em suma, neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre o que é o seguro D&O e qual é a sua importância aos executivos de uma empresa em tudo o que diz respeito ao seu dia a dia.

Assim sendo, se você precisa tomar as decisões da sua empresa, que podem influenciar na vida de todos aqueles à volta da marca, é importante considerar que um seguro D&O pode lhe trazer a segurança necessária para tomar as decisões assertivas que o seu negócio tanto precisa.

Post a Comment