Seguro de Responsabilidade Civil: como funciona?

Presente em todas as profissões, a responsabilidade técnica exige que o exercício do ofício seja realizado de forma a não colocar em risco a moral e a saúde das pessoas. Neste caso, o seguro de Responsabilidade Civil é um aliado para minimizar prejuízos causados a terceiros e mitigar riscos ao causador.

Por se tratar de coberturas mais complexas, o RC (seguro de Responsabilidade Civil) exige uma consultoria bem especializada de um corretor de seguros. Ele é amplamente indicado a profissionais liberais e executivos. O RC Profissional – seguro muito procurado por médicos, cirurgiões, engenheiros, entre outros -, cobre possíveis prejuízos a terceiros causados por erros ou omissões, por isso são conhecidos por E&O (Erros e Omissões).

Já, os seguros D&O (Directors and Officers Liability Insurance), são destinados a altos executivos e garantem danos decorrentes de atos falhos administrativos, que podem causar prejuízos aos cofres das instituições ou empresas e colocar em risco a carreira do profissional. Os contratos desses seguros são bem específicos e exigem também uma consultoria bem especializada.

Os seguros RC garantem aos segurados o reembolso dos gastos dentro dos valores determinados nos contratos, destacados e detalhados nas respectivas apólices. O valor da indenização do seguro deve ser previsto após um longo e detalhado estudo de riscos.

Desde quando existe o seguro de Responsabilidade Civil?

O seguro de Responsabilidade Civil surgiu nos EUA em um período após a crise de 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Ele foi instituído entre um dos diversos itens de um grande programa de recuperação econômica instituído pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt. O Brasil só teve acesso a essa solução no início da década de 90, influenciado pelo grande êxodo de executivos estrangeiros ao país, que assumiram inúmeras empresas privatizadas na ocasião.

Coberturas do seguro de Responsabilidade Civil profissional

As coberturas do seguro de Responsabilidade Civil são definidas caso a caso para se tornarem mais completas e bem sob medida às necessidades profissionais específicas. As apólices devem incluir gastos judiciais e honorários advocatícios, custas processuais, entre outros. Algumas coberturas preveem também danos morais, corporais e materiais.

Os principais riscos cobertos por um seguro de Responsabilidade Civil são:

  • Dívidas trabalhistas, tributárias e previdenciárias;
  • Depósitos para recursos judiciais, fianças criminais e custos com peritos;
  • Exigências regulatórias, inquéritos e processos administrativos;
  • Multas e penalidades cíveis.

Portanto, os seguros de Responsabilidade Civil cobrem situações não previstas no planejamento profissional.

A Ô Insurance Group presta uma ampla consultoria às empresas de todos os portes, avaliando tecnicamente todas as vulnerabilidades de riscos inerentes aos seus negócios e mercados, protegendo suas rotinas e os seus principais gestores.

Post a Comment