fbpx

Setembro Verde: conscientize sua empresa também

A campanha Setembro Verde se dedica à conscientização do valor da doação de órgãos e também da prevenção do câncer de intestino. Criada em 2014, com o slogan “doe órgãos, a vida continua”, a campanha tem seu projeto de lei já aprovado em pelo menos 22 dos 27 estados brasileiros.

A ação foi idealizada pelo médico José Lima Oliveira Junior, integrante da ABTO (Associação de Remoção de Órgãos da Associação da Sociedade Brasileira de Transplantes de Órgãos), pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias estaduais de saúde, homenageando, assim, o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no 27 do próprio mês.

Setembro Verde: doação de órgãos e câncer do intestino

Estima-se que, anualmente, 2,3 mil pessoas morram esperando um transplante no Brasil. Espera-se que com a conscientização popular, essa a taxa consiga ser cada vez mais baixa. O intuito do Setembro Verde é justamente reforçar a importância de se fazer doação de órgãos e fortalecer o nível de esclarecimento da população, no nosso país.

Informar a todos sobre isso é primordial, porque a recusa familiar (por receio ou qualquer outro fator) é um dos quesitos que impede que a doação aconteça com sucesso, após o falecimento da pessoa. No ano de 2015, por exemplo, esse foi o  motivo responsável por 44% dos casos não concretizados.

Já o câncer de intestino é tido como uma das principais causas de morte no mundo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estimou, para o ano de 2020, mais de 15 milhões de novos casos.

Hábitos mais simples, como mudar o estilo de vida, incluindo atividades físicas, evitar carnes processadas, diminuir a ingestão de bebida alcoólica, introduzir uma alimentação saudável (com fibras, frutas e verduras) e a ida anual ao médico para um checkup já podem amenizar bastante o número de ocorrências, ou, pelo menos, possibilitar a descoberta do problema ainda no início.

Cigarro e obesidade são algumas das condições que influenciam no aparecimento da doença. Uma pessoa que faça parte desse grupo e, ainda, tenha casos de algum tipo de câncer na família, deve tomar mais cuidado ainda.

Ação empresarial

Assim como as demais ações de conscientização, essa também se faz significativa. Como o RH procura agir visando o equilíbrio e a satisfação, tanto dos colaboradores quanto da própria organização, ele pode promover comportamentos e práticas que façam todos perceberem a importância de se prevenir doenças (como a do câncer de intestino) e, ainda, de decidir ser um doador de órgãos, após o falecimento.

Tais atitudes da empresa, quando bem compreendidas pelo trabalhador, tendem a ser colocadas em conversas dentro do ambiente familiar de cada um, o que ajuda a propagar a relevância de se inserir em condutas em prol das campanhas do governo.

A Ô. Benefits atua, no âmbito da saúde, por meio da prevenção, pois acredita que é esse o melhor modo de viver com mais bem-estar e tranquilidade. Dessa forma, abraça a campanha Setembro Verde, para que a boa informação seja cada vez mais disseminada e se evite diversos casos de doenças ou mortes no país.

Entre em contato com a Ô. Insurance para saber mais sobre os benefícios que temos a você ou a sua empresa, no tocante a seguros.

Post a Comment