O importante papel da tecnologia na inclusão das pessoas com deficiência

Dia 03 de Dezembro é o Dia Internacional das pessoas com Deficiência. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover debates e conscientização sobre os desafios das pessoas com deficiência e mobilizar a defesa dos seus direitos e bem-estar.

De acordo com o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, no Brasil tem 45,5 milhões de pessoas vivendo com alguma deficiência, que corresponde a 23,91% da população brasileira. Entre elas, mais de 12,7 milhões de pessoas, sendo 6,7%, apresentam pelo menos uma deficiência grave.

Diante desse cenário, nos cabe a reflexão: será que, como empresa, sociedade e governo estamos preparados para incluir essas pessoas?

O papel das empresas na inclusão de deficientes

Há muitas empresas que já tem em sua cultura organizacional o desenvolvimento de diversos projetos de inclusão de pessoas com deficiência física. Mas isso não é tarefa fácil, pois não se trata apenas de “boa intenção” de um RH para trazer sucesso para essa causa.

Para a inclusão dessas pessoas na empresa é preciso que haja uma grande conscientização sobre tolerância e humanidade. É preciso que todos na empresa apoiem a causa e saibam lidar com a diversidade.

Além disso, a empresa precisa atender a uma série de adaptações, como portas amplas para cadeirantes, colegas que saibam linguagem de sinais para poder se comunicar com um deficiente auditivo, documentos em braile e softwares/ferramentas que faça leitura e transmita som, para cegos, entre outras adaptações.

O papel da tecnologia na inclusão social

Falando em softwares e ferramentas, os aplicativos para auxiliar pessoas com deficiências tem recebido muita atenção nos últimos anos. Atualmente, deficientes em todo o mundo tem ganhado qualidade de vida e cumprido papéis sociais graças a tecnologia.

São diversos aplicativos gratuitos nas versões web e para dispositivos móveis que auxiliam portadores de diversos tipos de deficiência.

Isso mostra que apesar dos desafios, as empresas e sociedade estão caminhando para promover mais compreensão inclusão em diversos âmbitos, e, nós da Ô Insurance Group apoiamos essa causa!

Post a Comment