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Vender bem: uma característica dos brasileiros

Saber vender bem é um traço desejado por todos que estão no ramo do comércio. Claro, pois essa é uma das características que impulsionam um negócio a ir para frente. É uma aptidão levada tão a sério, que é fácil encontrarmos, em qualquer esquina, algum curso relacionado ao tema.

Uma pesquisa recente feita pela Pipedrive revelou que os brasileiros foram tidos como os vendedores mais rápidos do mundo. Difícil dizer com certeza se nossas particularidades culturais influenciam no resultado ou se, por algum motivo, conseguimos, ao longo do tempo, aprender mais rápido que os estrangeiros. Fato é que podemos (e devemos) nos aproveitar desses nossos aspectos.

Siga na leitura e saiba mais sobre as peculiaridades encontradas nos nossos profissionais!

Vender bem: o que é preciso

O que faz de um profissional um bom vendedor? Talvez pudéssemos enumerar diversas características em uma lista, mas de acordo com o levantamento feito pela Pipedrive, os brasileiros se saíram na frente por terem dois ingredientes em suas abordagens: estilo amigável e competitividade.

A plataforma que levantou esses dados fez uma pesquisa extensa, abrangendo diversos tipos de segmentos, como tecnologia, finanças, educação e PME. O intuito era ter uma visão mais ampla de como atuam os profissionais em diversos lugares, envolvendo países da Europa, África e América do Norte.

Na hora da revelação dos resultados, observou-se que os times que conseguiram fechar uma venda de forma mais rápida alcançaram tal efeito num tempo médio de 36,5 dias, tendo uma taxa de conversão de 37%. Já os que ficaram numa posição mais baixa levaram mais de 56 dias para fecharem o negócio, com uma conversão de 4,95%.

Já não bastasse essa diferença tão grande entre os dois grupos, os brasileiros se destacaram ainda mais, mostrando que conseguiram realizar as vendas em apenas 28 dias. Esse resultado foi uma surpresa para muitos participantes, pois consideraram que o tal estilo amigável que nossos vendedores têm poderia, às vezes, tirar o verdadeiro foco das vendas.

Foi constatado que, apesar dessa nossa amigabilidade, temos, em contrapartida, uma noção de que se não tivermos a agilidade e a persuasão necessárias no processo, outro vendedor pode chegar e tomar a venda em nosso lugar. Talvez esse outro fato seja realmente decisivo para balancear nossa forma de agir no momento.

Outros dados curiosos encontrados nas equipes com melhores conversões é que, além de apostarem em versões móbiles na gestão dos pipelines, elas conduziram menos atividades durante as vendas. Podemos concluir que apostar em tecnologias e na praticidade para a experiência do consumidor é fator determinante no desempenho.

O mundo dos seguros também faz parte das atividades de vendas

A inovação na abordagem e as ferramentas digitais são, assim, parte da criatividade do time de vendas que deve estar presente para que o sucesso seja garantido. Não é necessário apenas trabalhar intensamente, mas, sobretudo, exercer o propósito de forma inteligente.

Com a criatividade e a inteligência ao abordar e conseguir vender bem, quem ganha é o consumidor final, que terá uma customer experience única e com foco em realizar suas expectativas. E isso se estende ao mundo de seguros, o qual tem mudado sua linguagem para se adequar a essa transformação do cliente, a fim de ser mais preciso, atendendo suas necessidades.

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